quinta-feira, 18 de novembro de 2010

SECB - Sedentarismo Esporte Clube Brasil.

Nos dias de hoje, existe uma grande dificuldade em atrair as crianças e jovens ao esporte, por conta da internet. "Como tirar um jovem da frente do pc, para praticar esporte?"

É o que muitos profissionais estão pensando agora, a missão atual é criar uma integração: esporte x internet, pelo menos de começo. A tecnologia avança muito a favor do esporte, e hoje já está a disposição dos usuários, um chip acoplado ao tênis, que mede todo trajeto, calorias perdidas e tempo gasto- Tudo no seu IPod ou IPhone. Com esses dados o esportista ainda pode integrar equipes ou disputar individualmente com outros usuários, de todo mundo através do site da empresa fabricante. Uma maneira diferente e muito criativa de competição.

Mas nem todo mundo pode se dar ao luxo de treinar com um equipamento desses, e ai? Tem que haver outras alternativas, prioritáriamente urbanas, que incentivem a população, como as simples ciclovias, parques, quadras multiuso públicas, que já existem sim, algumas, mas precisam estar em bom estado, e fazer com que as pessoas se interessem em usá-las.

A hora é essa: É missão do Governo e Empresas privadas, oferecer aos cidadãos qualidade de vida através do esporte, com investimento em infra-estrutura e promoção. Instigar a população a se tornar mais ativa, usar os Jogos Olímpicos de forma exemplar e educacional, construindo uma bela oportunidade para "abrir os olhos" de cerca de 70% da população, em prol da saúde.

2 comentários:

Unknown disse...

Meu caro Rodrigo.
Umas das maneiras, se não a principal, de mudar esse quadro de sedentarismo entre os jovens, seria a inserção do esporte nas escolas. Não o esporte como vemos nas transmissões de eventos esportivos ou o esporte de auto rendimento, mas sim, o esporte da escola. Os brinquedos cantados, jogos cooperativos, jogos pré-desportivos e todas as atividades físicas que rotineiramente eram realizadas nas ruas, praças, parques, campos e que infelizmente por conta do avanço tecnológico ou pela violência crescente não são mais realizadas.
Por tanto, a escola passa a ser o ambiente que pode fomentar a cultura do movimento entre os jovens, não só como meio de locomoção ou sobrevivência, mas também, como forma de prazer e qualidade de vida.

M. disse...

Você levantou uma questão seríssima, Diggo, que tem reflexo direto no nosso futuro. Cabe ao Governo e a outros setores da sociedade mudar esse quadro.

Por outro lado, não posso deixar de observar aqui que vi, muitas vezes, grupos marcarem partidas de futebol no Orkut e outras redes. Este lado é positivo. Mas a base de tudo se chama EDUCAÇÃO.

Abs,
meraluz